10 maneiras de combater a insônia de forma natural

10 maneiras de combater a insônia de forma natural

A medicina tem avançado bastante e novas maneiras de combater a insônia surgem a cada dia. As causas da insônia variam muito, mas os efeitos são os mesmos. Noites mal dormidas podem provocar stress, dores de cabeça, dores no corpo, diminuir a produtividade e a clareza cognitiva e prejudicar a saúde a longo prazo. Felizmente, há algumas maneiras naturais de combater a insônia e é sobre elas que falaremos hoje.

Dividimos as dicas de hoje em 2 grupos.

O primeiro é composto por tratamentos naturais e holísticos oferecidos por Mary Lindemuth em seu espaço. Você pode agendar uma avaliação enviando um e-mail para contato@marylindemuth.com.br, mandando uma mensagem no WhatsApp para o número (11) 9-7668-8744 ou clicando aqui.

Já o segundo é composto por dicas e atitudes que não somente ajudarão a combater a insônia, como também melhorarão significativamente sua qualidade de vida. Tome nota!

5 tratamentos naturais e holísticos para combater a insônia

1. Reflexologia

A Reflexologia é uma técnica milenar de massagem. Através da estimulação dos pontos reflexos dos pés, Mary Lindemuth faz com que a energia vital do paciente circule, diminuindo a ansiedade, aliviando as dores corporais e melhorando a circulação. Essas melhorias, por sua vez, proporcionam noites de sono muito mais tranquilas.

Leia também: Conheça a Reflexologia

2. Reiki com Equilíbrio dos Chakras

Temos, em nosso corpo, 7 grandes chakras. Eles estão ligados às principais glândulas do nosso sistema endócrino. É através deles que as energias fluem. Quando as energias estão desequilibradas, podemos sentir ansiedade e agitação. Sessões de Reiki com Equilíbrio dos Chakras são uma ótima forma de combater a insônia.

Leia também: Reiki com Equilíbrio dos Chakras

3. Massagem com Pedras Quentes

Muitas vezes, não conseguimos dormir porque estamos com muita tensão acumulada no corpo. Através da Massagem com Pedras Quentes, uma técnica milenar que já foi utilizada por povos indígenas, chineses, monges japoneses e russos, o corpo atinge um nível incrível de relaxamento. Essa técnica é excelente para combater a insônia.

Leia também: Massagem com Pedras Quentes

4. Quick Massage Holística

Essa é uma técnica criada pela terapeuta Mary Lindemuth que une as manobras clássicas da Quick Massage e algumas manobras da reflexologia podal. Visando cuidar do ser humano como um todo, as sessões de Quick Massage Holística proporcionam um profundo relaxamento, redução do estresse e alívio da fadiga emocional, mental e física. Depois de algumas sessões, suas noites de sono serão muito mais sossegadas.

Leia também: Quick Massage Holística

5. Massagem Sueca Relaxante

Trazendo benefícios emocionais, reduzindo dores e inflamações, ajudando a atenuar o estresse e liberando a contratura muscular tensionada, a Massagem Sueca Relaxante é outra excelente terapia que ajuda a combater a insônia.

Leia também: Massagem Sueca Relaxante: o que é e para que serve

combater a insônia

5 dicas e atitudes para combater a insônia

1. Não leve sua preocupação com o sono para a cama

Ao deitar-se, diga a si mesmo que você não irá dramatizar demais seu problema com o sono. Se você ficar pensando na insônia quando for dormir, será mais difícil relaxar e, naturalmente, dormir.

2. Respire suavemente e mantenha o foco na respiração

Há diversos exercícios de respiração que ajudam a combater a insônia. Procure respirar calmamente e relaxe todos os músculos do seu corpo enquanto faz isso. Preste atenção somente em sua respiração. Mantenha essa prática por, pelo menos, 3 minutos. Não pense nos problemas durante esse tempo.

3. Jamais durma pensando em conflitos não resolvidos

Muitas vezes, passamos por situações de estresse que resultam em conflitos. Nem sempre é possível resolvê-los no nosso tempo, portanto, se você for deitar com algum conflito não resolvido, tente não ficar pensando nele. Isso deixará sua mente agitada. Planeje-se para resolver os problemas assim que possível, mas não pense neles na hora de dormir.

4. Evite a luz branca de aparelhos eletrônicos

A luz branca emitida por aparelhos eletrônicos como smartphones ou TVs, comprovadamente, deixa nosso cérebro mais desperto. Quantas vezes você já pegou o celular antes de dormir com a ideia de ver as notícias por 5 minutinhos e acabou passando horas com ele nas mãos?

Para combater a insônia, evite o uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir. Se não puder fazer isso, veja se seu aparelho possui alguma configuração que permite diminuir a luz branca e deixar a tela mais “amarelada”. Essa luz agride menos a visão durante a noite e não desperta tanto o cérebro.

5. Não se esqueça que sua rotina afeta diretamente seu sono

Sabemos que, muitas vezes, a rotina é puxada e corrida, mas não deixe que ela ultrapasse os limites do bom senso. Não se esqueça de respirar ar fresco todos os dias, tomar sol por pelo menos 20 minutos, caminhar um pouco sempre que possível e fazer pausas para o descanso e o lazer.