Massagem alivia a dor? Conheça a comprovação científica!
Já disseram para você que a massagem alivia a dor e você ficou se perguntando se era verdade ou não? Hoje, você terá a oportunidade de tirar todas as suas dúvidas a respeito desse assunto. Uma equipe de cientistas canadenses realizou uma pesquisa que analisou os efeitos que a massagem promove nos tecidos dos músculos. Quer saber se, realmente, a massagem alivia a dor? Continue conosco até o final!
As civilizações mais antigas sempre utilizaram a massagem como forma de aliviar o estresse de atletas e diminuir suas dores depois da prática de exercícios físicos, mas essas civilizações não tinham nenhuma comprovação científica dos efeitos terapêuticos da massagem.
Leia também: Massagem Sueca Relaxante: o que é e para que serve
O estudo
Em 2012, uma equipe formada por cientistas da Universidade McMaster, no Canadá, reuniu um grupo de 11 voluntários para realizar uma pesquisa. O estudo foi publicado na revista médica americana Science Translational Medicine.
Esses voluntários foram submetidos a exercícios físicos e, em seguida, receberam uma massagem de profissionais. Logo depois, foram realizadas biópsias nos músculos afetados pelos exercícios e trabalhados pela massagem e os cientistas constataram e documentaram as mudanças biológicas que os tecidos sofreram.
Após 10 minutos de massagem e 2 horas e meia de descanso, as vias de sinalização que respondiam aos estresses mecânicos foram ativadas. Assim, a massagem reduziu visivelmente os sinais de inflamação e, portanto, ajudou a diminuir a dor. Essas células massageadas, por sua vez, tornaram-se mais capazes de formar novas mitocôndrias, ou seja, passaram a ter uma recuperação mais rápida.
Assim, com o estudo, foi possível concluir que a massagem alivia a dor e também facilita a recuperação dos tecidos musculares.
A massagem alivia a dor somente dos atletas?
Não!
A massagem alivia a dor quando aplicada em qualquer músculo afetado, seja pela prática de exercícios físicos, pelo estresse, pela contração natural nas épocas mais frias do ano, por estiramentos, pela má postura ou pelo carregamento incorreto de peso, por exemplo.
Como a massagem ajuda a reduzir o tempo de recuperação muscular, ela é indicada para qualquer caso.
No estudo realizado pelos cientistas canadenses, em determinados casos, observou-se que os efeitos da massagem foram similares aos efeitos produzidos por analgésicos. De acordo com esses especialistas, é importante apostar em tratamentos naturais como a massagem como forma de complementar ou, até mesmo, substituir tratamentos mais agressivos como o uso de analgésicos.
Leia também: Revitalizando energias com técnicas de Massagem Indiana
Agora que você já sabe que a massagem alivia a dor, agende sua sessão com a Mary Lindemuth hoje mesmo! Mande uma mensagem por WhatsApp para (11) 9-7668-8744.