Metafísica: os 14 sistemas humanos e a Mesa Radiônica do Fogo Sagrado

Metafísica: os 14 sistemas humanos e a Mesa Radiônica do Fogo Sagrado

Olá! Sou a Mary Lindemuth, idealizadora da Mesa Radiônica do Fogo Sagrado, a única ferramenta do mercado que trabalha os 14 sistemas do corpo humano. Neste artigo completo e esclarecedor, vou falar sobre todos esses sistemas e sua relação com a metafísica. Assim, você compreenderá como a Mesa Radiônica do Fogo Sagrado é uma ferramenta poderosa de transformação. Boa leitura!

Os 14 sistemas do corpo humano pela metafísica e sua relação com a Mesa Radiônica do Fogo Sagrado

1. Sistema cardiovascular

metafísica

 

O coração, os vasos sanguíneos e o sangue formam o sistema cardiovascular, também conhecido como circulatório, um dos sistemas do corpo humano.

A circulação do sangue permite o transporte e a distribuição de nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células de vários órgãos. O sangue também transporta resíduos do metabolismo para que possam ser eliminados do corpo.

Os vasos sanguíneos estão distribuídos por todo o corpo e constituem uma ampla rede de tubos por onde circula o sangue. Existem três tipos de vasos sanguíneos: as artérias, as veias e os vasos capilares.

Artérias

As artérias são vasos por onde passa o sangue que sai do coração para ser transportado para outras partes do corpo.

A musculatura das artérias é espessa, formada de tecido muscular bastante elástico. Permite, dessa maneira, que as paredes se contraiam e relaxem a cada batimento cardíaco.

As artérias se ramificam pelo corpo e vão se tornando mais finas, constituindo as arteríolas que, por sua vez, se ramificam ainda mais, formando os capilares.

Veias

As veias são vasos do sistema cardiovascular que transportam o sangue das diversas partes do corpo de volta para o coração. Sua parede é mais fina que a das artérias e, portanto, o transporte do sangue é mais lento. Assim, a pressão do sangue no interior das veias é baixa, o que dificulta o seu retorno ao coração.

A existência de válvulas nesses vasos faz com que o sangue se desloque sempre em direção ao coração.

Importante destacar que a maior parte das veias (jugular, safena, cerebrais e diversas outras) transporta o sangue venoso, ou seja, rico em gás carbônico.

As veias pulmonares transportam o sangue arterial, oxigenado, dos pulmões para o coração.

Vasos capilares

Os vasos capilares são ramificações microscópicas de artérias e veias, que integram o sistema cardiovascular, formando uma rede de comunicação entre as artérias e as veias.

Sistema cardiovascular e a metafísica

Os pacientes com problemas cardíacos normalmente são pessoas tensas, com dificuldades para expressar suas emoções, sempre se preocupando primeiro em não ferir o outro e, com isso, deixando de ser prioridade.

Digo sempre nos meus cursos que a caridade começa em casa e seu corpo é o templo da sua alma. Quando você pensa primeiro em seu bem-estar e depois no do outro, isso te fortalece e você pode ajudar muito mais o próximo.

O coração representa o centro do amor e da segurança.

Os problemas emocionais duradouros e a falta de alegria provocam um endurecimento no coração, levando a um estresse e desencadeando uma série de doenças no sistema cardiovascular. Na metafísica, o sangue representa a alegria fluindo livremente pelo corpo.

O que você está pensando nesse exato momento?

Se desejarmos ter uma vida agradável, devemos cultivar bons pensamentos, porque tudo aquilo que mentalizamos ou verbalizamos volta pra nós como um bumerangue. A doença é simplesmente um efeito externo.

Os padrões mentais que mais causam as doenças no corpo físico são: raiva, ressentimento e culpa.

Pensamento para fortalecer o sistema cardiovascular

“Eu sou pura alegria de viver, expresso essa alegria e recebo com ela tudo o que a vida me oferece.”

2. Sistema imunológico

O sistema imunológico, outro dentre os sistema do corpo humano, tem a função de proteger o nosso organismo contra vírus, bactérias e doenças, formando uma barreira contra esses ataques. Além disso, tem a função de combater e destruir os microrganismos.

Essa função se divide em imunidade inata e imunidade adaptativa.

A inata já nasceu conosco. É composta pela pele, cílios, saliva, suco gástrico e os leucócitos – que são os glóbulos brancos –, responsáveis por fazer a defesa do organismo, produzindo os anticorpos.

Já a imunidade adaptativa é adquirida através de vacinas e anticorpos. Assim, ela age diante de um problema específico.

metafísica

Sistema imunológico e a metafísica

Você sabia que o seu pensamento pode influenciar nesse sistema? Quer saber como?

Cultivando a alegria e a gratidão, você melhora seu padrão vibratório e, com isso, não vai ter afinidades com os vírus e bactérias.

Eu faço um trabalho diário com a utilização de técnicas de meditação e sempre utilizo meu japamala para fazer 108 vezes afirmações positivas. Já faz mais de 20 anos que não tenho um resfriado!

O pensamento gera um sentimento e isso se manifesta no corpo físico. Comece a prestar mais atenção na qualidade dos seus pensamentos. Com isso, você aumenta o sistema imunológico para nutrir sua saúde e viver com muito mais qualidade!

Pensamento para fortalecer o sistema imunológico

“Eu me liberto do passado. É seguro desapegar-me de tudo que não faz parte da minha vida. Estou livre para construir minha história. Eu deixo que minha mente relaxe e fique em paz. A visão e a harmonia me cercam e me inundam. Tudo está bem!”

3. Sistema linfático

metafísica

 

O Sistema linfático atua na defesa do organismo. É constituído por uma rede de vasos e capilares que transportam a linfa. Esta, por sua vez, passa pelos linfonodos para ser filtrada e, então, vão em direção ao sistema circulatório.

A linfa atua no sistema de defesa do organismo, retirando as células mortas e transportando os leucócitos, que são as células que combatem as infecções.

Temos alguns órgãos importantes que fazem parte desse sistema. Veja alguns exemplos:

  • O baço é responsável pela produção dos linfócitos T e B e as hemácias;
  • O timo produz o linfócito T, que também atua na defesa do organismo;
  • As tonsilas palatinas são responsáveis pela seleção dos microrganismos que penetram em nosso organismo, principalmente pela boca. Ademais, elas também têm como função produzir linfócitos.

Sistema linfático e a metafísica

Deus é maravilhoso e a natureza é perfeita. Somos nós que, com nossos pensamentos, deturpamos todo o equilíbrio do organismo.

Os gânglios linfáticos (linfonodos) estão concentrados, na maior parte, próximo às nossas articulações. Com isso, sempre que fazemos movimentos, automaticamente acontece um bombeamento no linfonodo e isso favorece a passagem da linfa.

Na metafísica, não basta movimentar somente o corpo para ter um bom funcionamento desse sistema. Temos que movimentar nossos pensamentos, aumentando assim nossa frequência.

A linfa segue paralela ao sistema sanguíneo. Ela transporta, através dos capilares, seguindo o mesmo percurso.

Um dos sintomas de que esse sistema está em desequilíbrio é a retenção de líquidos. Isso, na metafísica, mostra que você é uma pessoa que tem medo de perder. Pessoas que são apegadas ao passado, que se apegam a situações e pessoas com unhas e dentes vivendo mais a vida do outro do que construindo sua própria história, geralmente têm problemas nesse sentido.

Pensamento para fortalecer o sistema linfático

“Eu me liberto do passado. É seguro desapegar-me de tudo que não faz parte da minha vida. Estou livre para construir minha história. Eu deixo que minha mente relaxe e fique em paz. A visão e a harmonia me cercam e me inundam. Tudo está bem!”

4. Sistema respiratório

 

O sistema respiratório, mais um dos sistemas do corpo humano, é o conjunto dos órgãos responsáveis, basicamente, pela absorção do oxigênio do ar pelo organismo e pela eliminação do gás carbônico retirado das células.

Os movimentos respiratórios consistem na inspiração e na expiração. O primeiro é a entrada de ar nos pulmões, enquanto o segundo é a saída.

Nossa respiração é controlada de forma automática por um centro nervoso que se situa na medula espinhal. Esse centro nervoso, então, gera impulsos nervosos. Estes, por sua vez, estimulam a contração da musculatura do diafragma, nos permitindo respirar.

Além das vias respiratórias (cavidades nasais, brônquios, laringe, faringe e traqueia), o sistema respiratório também é formado pelos pulmões.

metafísica

Trocas gasosas

De extrema importância no sistema respiratório, as trocas gasosas se dão em vários níveis. Explico melhor sobre eles em seguida:

  • Trocas gasosas entre o sangue e tecidos: o sangue passa pelos tecidos, tornando-se então pobre em oxigênio e entrando nas células, onde fica rico em gás carbônico;
  • Trocas gasosas entre o sangue e os pulmões: para dar início ao transporte dos gases, ocorre a difusão de oxigênio dos pulmões até o interior dos vasos sanguíneos, enquanto a difusão do gás carbônico acontece dos vasos para os pulmões.

Sistema respiratório e a metafísica

Toda doença começa no nosso corpo etérico. Nossa mente concreta cria pensamentos baseados nas emoções que provocam sentimentos e, quando não resolvidas, se manifestam no corpo físico em forma de doenças.

De certa forma, é possível comparar nossa mente com um grande computador trabalhando de forma ininterrupta. No entanto, da mesma forma que acontece com um equipamento eletrônico, também precisamos entender como ela funciona para fazer um bom uso.

Precisamos compreender como funcionam os mecanismos da mente a fim de manipular sua capacidade criativa a nosso favor. É o seu livre-arbítrio que comanda sua mente. Sua força de pensamento atua nas funções biológicas do corpo e, também, no ambiente ao seu redor.

É você quem cria as condições propícias à manifestação das doenças. Da mesma forma, você também tem a capacidade de destruí-las e sarar. A metafísica vem mostrando que cada um é responsável por tudo o que acontece em seu corpo.

O processo respiratório revela a sua capacidade de absorver e, ao mesmo tempo, se expor. É o âmbito da troca. Quando uma pessoa consegue lidar com isso, o seu sistema respiratório funciona bem.

Os pulmões são os principais órgãos do sistema respiratório. A saúde pulmonar depende da predisposição à vida, do firme propósito de existir, da vontade de interagir com o ambiente e da habilidade em manter as relações interpessoais. O maior inimigo do pulmão é a tristeza.

Pensamento para fortalecer o sistema respiratório

“Eu absorvo livremente as ideias divinas, que me trazem o fôlego e a inteligência da vida.”

5. Sistema digestório

metafísica

 

A função desse, que é um dos mais complexos sistemas do corpo humano, é degradar os alimentos em moléculas pequenas, que possam ser absorvidas pelas células, para suprir as necessidades fisiológicas e energéticas do organismo.

O sistema digestório (antes conhecido por digestivo) divide-se em três partes: alto, médio e baixo, além de órgãos anexos: glândulas salivares, dentes, língua, pâncreas, fígado e vesícula biliar.

O tubo digestório alto é composto por boca, faringe e esôfago.

O processo digestório começa na boca, com a mastigação, que tritura os alimentos. Estes entram em contato com a enzima digestória amilase salivar ou ptialina, presente na saliva. Em seguida, o bolo alimentar passa pela faringe e segue em direção ao esôfago que, através dos movimentos peristálticos, o encaminha para o estômago.

O tubo digestório médio é composto por estômago e intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo). No estômago, o bolo alimentar recebe o suco gástrico que faz mudar o seu estado para líquido pastoso. O suco gástrico tem uma enzima chamada pepsina que tem como função quebrar as proteínas em cadeias menores. Após a quebra, esse bolo alimentar é chamado de quimo, que é liberado para o intestino delgado.

No intestino delgado, o quimo recebe três substâncias: bile, suco pancreático e suco intestinal. Após receber essas substâncias, muda de estado para um líquido branco denominado quilo. Então, os nutrientes já transformados em partículas são absorvidos pelas células do intestino e são enviadas através da corrente sanguínea para todo o corpo.

Tubo digestório baixo: intestino grosso (ceco, cólon ascendente, transverso, descendente, a curva sigmoide e o reto).

Tudo que chega ao intestino grosso já é chamado de material fecal que está num estado líquido e com muitas substâncias para ser absorvido como o sódio e a água. Após a absorção, esse material passa para o estado sólido e fica armazenado por um tempo, sendo eliminado posteriormente nas fezes.

Sistema digestório e a metafísica

Na metafísica, o sistema digestório representa a forma que digerimos as situações que nos são apresentadas no nosso dia a dia. Os alimentos que selecionamos para a nossa alimentação estão relacionados às situações externas.

As pessoas que apreciam comidas com grandes quantidades de sal são pessoas com conflitos internos, que não querem ver o lado doce da vida e se abrir para o amor. Já as pessoas que preferem conservas e defumados são aquelas conservadoras e moralistas. Agora, as pessoas que selecionam comidas bem temperadas com uso de especiarias e principalmente apimentadas são pessoas que gostam de desafios e estão sempre prontas para desafios e em busca de novos estímulos.

Citei apenas alguns exemplos na escolha dos alimentos, mas tudo que ingerimos faz sentido, tudo é um reflexo das situações externas.

Quando temos uma digestão dificultada, é porque não aceitamos também o ponto de vista do outro. Quando você muda a maneira de olhar as situações, todo seu organismo responde de forma positiva e agradece.

Pensamento para fortalecer o sistema digestório

“Tudo na vida vem a mim com facilidade, alegria e glória!”

6. Sistema nervoso

metafísica

 

O sistema nervoso divide-se em duas partes principais: o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico.

Sistema nervoso central: constitui-se pela medula espinhal e pelo encéfalo. Ambos são envolvidos e protegidos por membranas chamadas meninges.

Sistema nervoso periférico: constitui-se por nervos que se originam na medula espinha e no encéfalo. Sua principal função é a de conectar o sistema nervoso central ao restante do corpo.

É importante, também, destacar que há 2 tipos de nervos: cranianos e raquidianos. Vejamos mais sobre eles em seguida.

Cranianos: estão distribuídos em 12 pares e saem do encéfalo. A função desses nervos é transmitir mensagens motoras e sensoriais, principalmente para as regiões da cabeça e pescoço.

Raquidianos: estão distribuídos em 31 pares e saem da medula espinhal. Esses nervos são compostos por neurônios sensoriais, responsáveis por receber estímulos do ambiente, e também por neurônios motores, responsáveis por levar impulsos do sistema nervoso central até os músculos e glândulas.

Sistema nervoso e a metafísica

Na metafísica, o cérebro representa o nosso computador, nossa cabine de comando.

Nossa mente concreta faz registros a partir dos nossos sentimentos em relação a tudo que acontece ao redor. Esses sentimentos ficam armazenados no nosso computador e, quando não resolvidos, passam para o corpo físico em forma de doenças.

Vou citar alguns exemplos:

Alzheimer: é quando a pessoa recusa a encarar o mundo como ele é. Exprime desesperança e senso de fatalidade provocados por raiva.

Parkinson: medo e desejo intenso de controlar tudo e todos.

Amnésia: medo, fuga da vida, incapacidade de encarar o ego.

Tumor cerebral: convicções errôneas assimiladas. Recusa em mudar antigos moldes e padrões.

Nervosismo: medo, ansiedade, conflito. Falta de confiança no processo da vida.

Desmaios: medo, fuga, incapacidade de suportar determinada situação.

Meningite: pensamentos furiosos e ódio da vida.

Com base nas doenças citadas acima, podemos observar que a raiva e o medo podem desencadear muitas doenças.

O medo é, por vezes, colocado como “receio” para parecer mais leve, mas isso não muda na hora de ficar registrado no nosso computador.

Olhe para si mesmo e veja se está fazendo o que gostaria de fazer ou se está vivendo para agradar as pessoas e carregar as responsabilidades delas.

Não espere vir uma doença para ter que mudar sua postura. Resolva suas questões de maneira intuitiva, com calma e firmeza, desperte sua fé e sua confiança e aja com determinação. Automaticamente o medo desaparece e surge uma solução. Com isso, você vai manter seu corpo perfeito e saudável!

Pensamento para fortalecer o sistema nervoso

“Eu enxergo a vida como eterna e maravilhosa. Eu sou eterno, estou sempre feliz e em paz!”

7. Sistema sensorial

 

 

O corpo humano, como a maioria já sabe, é dotado de 5 sentidos. São eles: visão, olfato, paladar, audição e tato. Todos eles integram o sistema sensorial. Este sistema, por sua vez, é o responsável por enviar as informações obtidas diretamente ao nosso sistema nervoso central, que analisa e processa tais informações.

Visão: o olho visualiza a imagem para ser interpretada pelo cérebro.

Olfato: o nariz capta o cheiro e envia para o cérebro para que o mesmo possa interpretar.

Paladar: o sabor de alimentos é captado pelas papilas gustativas que estão localizadas na superfície da língua e enviam informações para nosso cérebro.

Audição: através de ondas sonoras, o ouvido consegue captar vozes, barulhos, músicas e ruídos e passa pra o cérebro interpretar.

Tato: debaixo da pele, temos terminações nervosas. Através do contato da pele, captamos informações do mundo externo e essas informações chegam ao cérebro e então temos reações de acordo com a necessidade.

Sistema sensorial e a metafísica

A metafísica nos mostra que somos responsáveis por tudo que acontece em nosso corpo e que se manifesta através das emoções que ficam armazenadas no nosso corpo etérico.

Vou citar alguns exemplos de cada sentido para que você possa fazer uma reflexão e melhorar sua saúde.

Visão

Os olhos representam a capacidade de enxergar com clareza passado, presente e futuro.

Astigmatismo: dificuldade de lidar com o ego, medo de enxergar a si próprio.

Conjuntivite: raiva e frustração de uma situação que não quer enxergar.

Catarata: incapacidade de olhar para o futuro com alegria. Futuro sombrio.

Olfato

O olfato está ligado às emoções e memória.

Ter problemas com esse sentido mostra que é uma pessoa que tem conflitos com o afeto.

Paladar

Está ligado à maneira que nos expressamos, quando reprovamos as nossas palavras. São aquelas pessoas que não têm prazer em nada e criticam tudo.

Audição

Pessoas que adquirem problemas de audição são pessoas teimosas que não aceitam o ponto de vista do outro.

Tato

A pele é um órgão dos sentidos, que protege a individualidade.

Problemas de pele estão muito relacionados às emoções, principalmente medos ocultos.

Pensamento para fortalecer o sistema sensorial

“Eu tenho a proteção do Amor Divino. Estou sempre em segurança. Quero crescer e ser responsável pela minha vida. Perdoo os outros respeitando sempre o ponto de vista de cada um, e crio minha vida do jeito que eu quero, isso me faz feliz e saudável.”

8. Sistema endócrino

 

 

O sistema endócrino é formado por um conjunto de glândulas. Estas, por sua vez, são responsáveis por produzir hormônios para serem lançados em nosso sangue e percorrerem nosso corpo até chegarem aos órgãos sobre os quais devem atuar.

Trabalhando em conjunto ao sistema nervoso, o sistema endócrino ajuda a coordenar as funções do corpo. O hipotálamo, que é um grupo de células nervosas localizado na base do encéfalo, é o responsável por integrar esses sistemas.

As glândulas endócrinas localizam-se em diversas partes do corpo: glândulas sexuais, suprarrenais, timo, hipófise, pâncreas, paratireoide e tireoide. Elas produzem os hormônios responsáveis por regular o metabolismo, defender o organismo, desenvolver o corpo e produzir gametas.

Sistema endócrino e a metafísica

Nossas emoções geradas por nossos pensamentos estimulam as glândulas endócrinas a produzir os hormônios, acionam os processos químicos e biológicos, estabelecendo no corpo uma condição compatível com nosso estado de espírito. Quando estamos em estado de equilíbrio, nossas glândulas vão produzir exatamente o que o nosso organismo precisa para se manter saudável.

Novamente vou dizer: somos responsáveis pela saúde do nosso corpo. Não devemos deixar que situações interfiram no bom funcionamento do organismo.

Vou deixar uma boa dica: a prática de meditação e exercícios que equilibram os chacras são técnicas que ajudam muito a manter um corpo perfeito e saudável.

Pensamento para fortalecer o sistema endócrino

“Meu corpo e minha mente estão em perfeito equilíbrio. Eu controlo os meus pensamentos. O Plano Divino me fornece todas as ideias e atividades de que necessito. A cada instante estou avançando e progredindo. Eu sou o poder criativo em meu mundo.”

9. Sistema excretor

metafísica

 

Tem a função de eliminar os resíduos das reações químicas que ocorrem dentro das células, no processo de metabolismo. Dessa maneira, muitas substâncias que não são aproveitadas no organismo, principalmente as tóxicas, são excretadas do corpo.

Importante ressaltar que o sistema excretor é encarregado de muito mais que apenas a eliminação de resíduos. Trata-se do principal responsável pelo controle da composição química no ambiente interno.

No processo de degradação de glicídios e lipídeos, são produzidos gás carbônico e água. Não obstante, as proteínas também são metabolizadas e do seu metabolismo resultam substâncias prejudiciais ao organismo, entre elas, o gás carbônico e os produtos nitrogenados, como a amônia, a ureia e o ácido úrico. Há também a água e os sais minerais, com destaque para o cloreto de sódio (o principal componente do sal de cozinha).

Excreção da urina

Os rins funcionam como um filtro que retém as impurezas do sangue e o deixa em condições de circular pelo organismo.

Eles participam do controle das concentrações plásmicas de íons, como sódio, potássio, bicarbonato, cálcio e cloretos. De acordo com as concentrações no sangue, esses íons podem ser eliminados em maior ou menor quantidade na urina, através do sistema urinário. As principais substâncias que formam a urina são ureia, ácido úrico e amônia.

Excreção do gás carbônico

O gás carbônico é descartado através dos órgãos do sistema respiratório; é o produto final do metabolismo dos glicídios (carboidratos ou açúcares) e lipídios (gorduras) no processo de respiração celular. Além disso, a água também é eliminada sob a forma de vapor, por meio da expiração.

Sistema excretor e a metafísica

Vou citar alguns exemplos de doenças ocasionadas pelo mau funcionamento do sistema excretor e o significado delas na metafísica.

Nefrite: sentimento como uma criança que não consegue fazer as coisas direito e que não se considera suficientemente capaz. Sentimentos de fracasso e perdas.

Cálculo renal ou pedra nos rins: raiva calcificada, pessoas presas ao passado.

Cistite: ansiedade, apego às ideias, medo de abandonar algo, mágoas e condicionamentos.

Nossa mente é poderosa, daí a importância de policiar os pensamentos, porque o pensamento gera sentimento e a qualidade do seu sentimento é que vai definir a qualidade da sua saúde.

Pensamento para fortalecer o sistema excretor

“Eu dispenso fácil e naturalmente o que não me faz bem e acolho o novo em minha vida. Sinto-me em segurança. É seguro conhecer e experimentar novas ideias e novos caminhos. Estou aberto e receptivo ao que é bom e positivo.”

10. Sistema urinário

metafísica

 

Durante o processo de eliminação da urina, os rins filtram o sangue a fim de eliminar amônia, ácido úrico e ureia, todas substâncias nocivas para o organismo.

Além disso, eles também fazem a manutenção dos eletrólitos em nosso corpo. Alguns desses eletrólitos são o sódio, o fósforo, o cálcio, o magnésio e o potássio.

Outra função muito importante dos rins é excretar medicamentos que devem, evidentemente, deixar nosso organismo depois de surtirem os efeitos desejados.

A bexiga

A principal função da bexiga urinária é bem simples, no entanto, importante. É ela quem armazena a urina que os rins produzem.

A uretra

No sistema urinário, a uretra se apresenta como um tubo muscular que serve para conduzir a urina para fora do nosso corpo. Enquanto a uretra feminina transporta apenas a urina, a masculina transporta também o esperma.

Os ureteres

Já os ureteres são uma espécie de tubo que faz a ligação da bexiga com a pelve dos rins.

Sistema urinário e a metafísica

Alguns problemas do sistema urinário estão relacionados à metafísica.

Incontinência urinária: descarga emocional. Emoções controladas durante anos.

Infecção urinária: irritação, raiva e chateação. Falta de alegria e entusiasmo.

Uretrite: emoções negativas, raiva, irritabilidade, culpa e espírito crítico.

Pensamento para fortalecer o sistema urinário

“Sempre tenho controle dos meus pensamentos. Sinto-me segura. Gosto de mim e me aprovo. Eu me ergo acima de todas as limitações. Sou guiada e inspirada pelo Plano Divino. O amor cura e alimenta meu corpo.”

11.1 Sistema reprodutor feminino

metafísica

 

 

O sistema reprodutor feminino, também conhecido como aparelho reprodutor feminino, é responsável pela reprodução humana, como o próprio nome indica, e é também um dos sistemas do corpo humano.

Dentre os seus papéis mais importantes, podemos destacar:

  • Produção dos gametas femininos;
  • Fornecimento de local adequado para que ocorra a fecundação;
  • Implantação do embrião;
  • Oferecimento de condições apropriadas para o desenvolvimento do embrião;
  • Execução de atividades motoras com o objetivo de expelir o bebê quando sua formação estiver completa.

Dentro do sistema reprodutor feminino, estão presentes os seguintes órgãos: vagina, útero, ovários e tubas uterinas.

11.2 Sistema reprodutor masculino

 

O sistema reprodutor masculino, ou aparelho reprodutor masculino, por sua vez, é constituído por órgãos externos e internos. Estes passam por um processo de amadurecimento, que é concluído na puberdade, ou seja, no momento em que as células sexuais se tornam capazes de originar outro ser.

Os seguintes órgãos compõem o sistema reprodutor masculino: pênis, testículos, próstata, uretra, epidídimos, canais deferentes e vesículas seminais.

metafísica

Sistema reprodutor e a metafísica

Útero

Na metafísica, o útero representa o relacionamento direto com o pai. Quando você não permite que ele ocupe seu lugar no sistema familiar, esquecendo-se de que você é composto por metade de seu pai e metade de sua mãe, ou quando alimenta ressentimentos e mágoas por ele, seu útero desenvolve nódulos.

Além disso, também pode desenvolver condições adversas no útero a mulher que tem problemas conjugais, se anulando para agradar seu parceiro.

Mágoas geradas por traição ou abandono também podem gerar problemas, chegando até a desenvolver um câncer no útero.

Ovários

Os ovários, por representarem o centro da criação, têm uma ligação com a mãe.

Quando não aceitamos a mãe que temos, quando alimentamos sentimentos de mágoa e raiva, quando remoemos as mesmas histórias dolorosas da infância, podemos desenvolver doenças nesses órgãos.

Outros problemas

  • Vaginite: raiva do parceiro. Culpa em relação a sexo e autopunição;
  • Problemas na próstata: temores mentais enfraquecendo a masculinidade. Desistindo de tudo. Culpa e pressão sexual. Crenças no envelhecimento;
  • Esterilidade: medo e resistência ao processo da vida ou ausência da necessidade de viver a experiência da paternidade;
  • Herpes Genital: crença na culpa sexual e necessidade de punição. Vergonha, rejeição dos órgãos genitais.

Pensamento para fortalecer o sistema reprodutor

“Eu aceito amorosamente minha sexualidade e me regozijo com a maneira como ela se expressa. Aceito somente pensamentos que me fortalecem e me fazem sentir bem.”

12. Sistema esquelético

metafísica

 

O sistema esquelético é formado por 206 ossos e cartilagens, além, também, dos tendões e dos ligamentos.

É o esqueleto que sustenta e dá forma ao nosso corpo, além de proteger também os órgãos internos, atuando em conjunto com o sistema muscular e o sistema articular a fim de permitir o movimento.

Adicionalmente, o sistema esquelético também tem a função de produzir células sanguíneas na medula óssea, bem como armazenar sais minerais como o cálcio, por exemplo.

O osso é uma estrutura viva, bastante dinâmica e resistente, com a capacidade de se regenerar toda vez que sofre uma fratura.

Sistema esquelético e a metafísica

Na metafísica, o sistema esquelético representa a sustentação do ser humano na vida. É como ele se coloca perante as situações.

Vocês já observaram que todas as pessoas que sofrem de depressão curvam os ombros para dentro, se fechando para a vida? Isso é uma linguagem do corpo que nos mostra uma pessoa querendo se isolar dos demais.

Os problemas nos ossos e a postura nos dizem muitas coisas. Os ossos, na metafísica, representam a estrutura do universo e o equilíbrio.

  • Ombros: representam a capacidade de vivenciar positivamente as experiências da vida, as atitudes de cada um que tornam a vida um fardo pesado.
  • Deformidades nos ossos: pressões e inflexibilidade mental.
  • Osteomielite: raiva e frustração em relação à estrutura da vida. Sentimento de fragilidade e desamparo.
  • Articulações: representam as mudanças no rumo da vida e a naturalidade desses movimentos.
  • Artrite: carência de afeto. Espírito crítico que guarda ressentimentos.
  • Bursite: raivas reprimidas, desejo de agredir alguém.
  • Coluna vertebral: representa o sustentáculo da vida, a estrutura da família. Desvios e deformações indicam instabilidade emocional, carência de afeto e o medo de amar.
  • Joelhos: representam o orgulho e o ego em excesso. Incapacidade de ceder. Inflexibilidade e teimosia.
  • Pernas: medo do futuro. Resistência a seguir em frente.
  • Pés: representam a noção que temos de nós mesmos, da vida, das outras pessoas. Quando temos problemas, são desencadeados pelo medo do futuro e de não conseguir avançar na vida.

Pensamento para fortalecer o sistema esquelético

“Eu me movo facilmente na correnteza das mudanças. Minha vida é guiada pelo plano superior e eu sempre caminho na direção certa. Sigo adiante na vida com naturalidade e alegria!”

13.  Sistema muscular

metafísica

 

O nosso corpo é formado por aproximadamente 600 músculos, que trabalham em conjunto com ossos, articulações e tendões. Precisamos do sistema ósseo e do muscular para fazer os movimentos.

Os músculos são tecidos fibrosos que possuem a propriedade de contratilidade para produzir os movimentos. As fibras musculares são controladas pelo sistema nervoso, encarregado de receber a informação e respondê-la.

Os músculos apresentam diferentes tamanhos, formas e funções, por isso, são classificados em três tipos:

Músculo liso ou não estriado: músculos de contração involuntária, localizados nas estruturas ocas do corpo, ou seja, estômago, bexiga, útero, intestino, além da pele e dos vasos sanguíneos. Assim, sua função assegura a movimentação dos órgãos internos.

Músculo estriado cardíaco: músculos de contração involuntária, presentes no coração (miocárdio). Esses músculos asseguram os vigorosos batimentos cardíacos.

Músculo estriado esquelético: músculos de contração voluntária, ou seja, os movimentos são controlados pela vontade do ser humano. São conectados com os ossos e cartilagens e, através das contrações, permitem os movimentos, as posições corporais, além de estabilizarem as articulações do organismo.

Para o fortalecimento dos músculos, é recomendado a prática de exercícios físicos, que devem ser acompanhados e orientados pelo profissional dessa área. Exercícios de alongamento e relaxamento ajudam também a eliminar tensões e dores musculares.

Quando movimentamos nosso corpo de uma forma correta e com frequência, aumentamos a elasticidade e a resistência dos músculos. Com isso, favorecemos os nossos movimentos, melhorando nossa postura e nosso equilíbrio.

Sistema muscular e a metafísica

O pensamento gera uma emoção boa ou ruim, depende de como você alimenta sua mente e isso se manifesta no corpo físico como bem-estar ou doenças.

Os músculos representam nossa capacidade de seguir adiante na vida. Resistência a novas experiências podem desencadear vários problemas.

Contrações musculares: autopunição. Os pequenos baques da vida.

Músculos do braço (bíceps e tríceps): representam a habilidade e a capacidade de enfrentar as experiências da vida.

Câimbras: tensão, medo e apego.

Inflamações musculares: raiva e frustração com relação às condições da vida atual.

Paralisia: medo, pavor, fuga e resistência, pensamentos paralisantes.

Torcicolo: teimosia arraigada, inflexibilidade e rigidez. Não aceita o ponto de vista do outro.

Pensamento para fortalecer o sistema muscular

“Eu perdoo e liberto todos aqueles que de alguma forma eu permiti que despertassem algum pensamento, sentimento negativo, com isso maltratando meu corpo físico. Eu confio na sabedoria e na orientação Divina para me proteger em todos os momentos. Sinto-me em paz e segura para qualquer mudança em minha vida, sei que será para o meu melhor crescimento e evolução material e espiritual.”

14. Sistema tegumentar

metafísica

 

É formado pela pele e anexos, que são os pelos, as unhas e as glândulas sudoríparas e sebáceas. A pele é o maior órgão do corpo humano que tem como principais funções:

  • Revestimento;
  • Terminações nervosas sensitivas;
  • Regulação da temperatura corporal.

A pele se divide em três camadas: derme, epiderme e hipoderme.

Ela reveste todo nosso corpo, nos protegendo do meio ambiente, da perda de líquidos e das invasões dos microrganismos.

A sensibilidade da pele vem através das terminações nervosas sensitivas. A temperatura é regulada através das glândulas sudoríparas e dos vasos sanguíneos.

Sistema tegumentar e a metafísica

A pele representa a proteção da nossa individualidade. Assim, os problemas de pele estão muito relacionados com nossas emoções.

Você já deve ter ouvido a expressão “estou com os nervos à flor da pele!”

Atrás de cada problema que se manifesta na pele, tem um sentimento negativo guardado. Vou citar alguns exemplos:

Acne é ausência de auto aceitação.

Abscessos costumam se formar em pessoas que alimentam sentimentos de mágoa, rancor e vingança.

Alergias simbolizam negação do próprio poder.

Prurido ou coceiras representam desejos que vão contra a natureza da pessoa. Também podem significar insatisfação, remorso, como quando alguém quer se afastar de uma situação.

Doenças crônicas significam recusa em mudar, medo do futuro e insegurança.

Furúnculos são manifestações de raiva e frustração, bem como tendência em transferir a culpa para o outro.

Herpes labial mostra ânsia de maldizer, palavras amargas não proferidas.

Psoríase é o medo de ser magoado, a recusa em assumir a responsabilidade pelos próprios sentimentos.

Vitiligo demonstra sentimento de total deslocamento em relação a situações e pessoas. É a sensação de não fazer parte, não pertencer a um grupo.

Vocês devem ter observado que a relação da metafísica com os sistemas do corpo humano nos mostra que o bom funcionamento de cada sistema só depende de você observar seus pensamentos. Eles sempre vão gerar sentimentos e tudo vai refletir no seu corpo físico. Então, cultivar bons pensamentos vai te trazer mais qualidade de vida!

Pensamento para fortalecer o sistema tegumentar

“O amor, a paz e a alegria são os sentimentos que eu conheço e vivencio a partir de agora. A alegria flui livremente dentro de mim, e eu estou de bem com a vida!”

Considerações finais

A Mesa Radiônica do Fogo Sagrado é uma ferramenta desenvolvida por mim com inspiração do Plano Espiritual. Fui orientada pelos meus mentores e então ela surgiu como um instrumento de autoajuda e de trabalho.

Essa Mesa age nos 4 corpos e também no presente, no passado e no futuro, em todas as dimensões. Além disso, a ferramenta também trabalha os 14 sistemas do corpo humano através da metafísica. Para saber mais sobre como a Mesa Radiônica do Fogo Sagrado pode te ajudar, clique aqui para me mandar uma mensagem. Vamos conversar! Se preferir, pode me chamar no WhatsApp: (11) 9.7668.8744.