Drenagem linfática: mitos, verdades e benefícios

Drenagem linfática: mitos, verdades e benefícios

A drenagem linfática é um dos tratamentos mais procurados atualmente, principalmente pelas mulheres que buscam emagrecimento. No entanto, existem muitas informações que precisam ser esclarecidas sobre essa técnica.

Muitas dúvidas existem em relação a esse tratamento: se ele emagrece, se faz perder medidas, se existe algum aparelho milagroso que faz perder gordura, celulite e estrias ou se ela rejuvenesce, por exemplo.

Muitas vezes, as mulheres buscam a drenagem linfática para operar um milagre em seus corpos, mas é fundamental entender a função e as limitações dessa técnica. A drenagem linfática pode ultrapassar os limites estéticos, sendo recomendada em alguns casos de pós-cirurgia.

A terapeuta Mary Lindemuth faz atendimentos com drenagem linfática em seus espaços nos bairros Vila Gumercindo e Ipiranga. Com ampla experiência nessa área, as avaliações de seus clientes são precisas e certeiras, alcançando resultados surpreendentes. Além do atendimento individual, ela também oferece cursos regulares, para grupos e empresas. Experimente!

Drenagem linfática: mitos

Como foi dito, muitas pessoas não tem muita informação sobre o que é a drenagem linfática. Separamos alguns mitos para você entender melhor o que a drenagem linfática não faz.

1. Drenagem linfática emagrece

Pode ser bem decepcionante para você, mas a drenagem linfática não emagrece porque ela não elimina o nosso tecido adiposo. Você pode até notar que diminui algumas medidas em algumas regiões do corpo, mas isso foi apenas a eliminação da retenção de líquido desses locais.

As manobras da drenagem linfática carregam o excesso do líquido intersticial (denominado linfa) presente entre as células para os vasos e capilares linfáticos que, logo em seguida, desembocam no sistema venoso.

Essa ajuda que as manobras proporcionam para a linfa voltar aos vasos e capilares linfáticos reduzem medidas, mas definitivamente não eliminam tecido adiposo. O que elimina tecido adiposo são exercícios físicos regulares e uma boa alimentação.

2. Drenagem linfática elimina celulite

A drenagem não elimina aquelas celulites antigas com bastante furinhos que nós temos: isso é mito. O que pode ocorrer é a quebra de um círculo de formação de celulite, justamente porque as manobras utilizadas na drenagem linfática melhoram a circulação sanguínea nas células, ajudando na oxigenação e na retenção de líquidos.

3. Drenagem linfática deixa hematomas

Muitas mulheres relatam que, após terem realizado uma sessão de drenagem linfática, saíram do lugar da consulta com hematomas roxos. Isso é um absurdo e um grande mito: a drenagem linfática não pode deixar nenhuma marca sequer no corpo de quem está recebendo.

Como as manobras são feitas em cima dos vasos linfáticos, elas precisam ser delicadas e sem muita pressão. A massagem é completamente indolor, exceto nos casos de pós-operatório.

Caso você saia de uma sessão de drenagem linfática com hematomas, isso significa que o profissional que realizou o atendimento não era bom.

drenagem linfática

Drenagem linfática: verdades

Essa técnica de massagem consiste em estimular o sistema linfático, que é um complexo de vasos e capilares linfáticos. O sistema linfático é um dos sistemas mais importantes do nosso corpo e é através dele que são levadas e metabolizadas todas as impurezas do organismo.

Composto pela linfa e pelos gânglios linfáticos, o sistema linfático é muito importante para o bom funcionamento do nosso organismo. Ele tem funções semelhantes à do sangue. A linfa tem um aspecto viscoso e amarelado e é composta por proteínas, glóbulos brancos, micro-organismos, bactérias e algumas toxinas.

Os gânglios linfáticos encontram-se em todo o corpo. Eles tem a missão de ajudar o organismo a reconhecer e combater os germes e bactérias e manter o sistema imunológico forte e atento. Toda a linfa é carregada para os gânglios e é lá que ela é filtrada.

Com todo esse ciclo, podemos observar a importância de uma boa circulação sanguínea e como ela pode ser estimulada pelas manobras de drenagem linfática.

Para que a sua drenagem tenha um melhor efeito, você pode aliá-la a uma boa alimentação, ingestão de líquidos e atividades físicas regulares.

Drenagem linfática e seus benefícios

A drenagem linfática é benéfica em diversas situações, principalmente naquelas que apresentam retenção de líquidos. Ela trabalha estimulando o sistema linfático e levando a linfa para ser filtrada nos gânglios linfáticos.

Muito eficaz em tratamento de edemas de pós-operatório e de origem linfática, esta técnica traz ainda bem-estar e relaxamento, pois auxilia na perda de líquidos.

Lembre-se que ao melhorar a circulação sanguínea do corpo, seu sistema imunológico estará sempre forte, seus músculos estarão firmes e sua pele sempre bonita.

Se interessou por esse tratamento? Não perca tempo! Agende sua consulta ou faça um dos cursos no espaço da terapeuta Mary Lindemuth. Você poderá entrar em contato nos telefones: (11) 5581-0324 e (11) 9-7668-8744 ou, se preferir, nos mandar uma mensagem clicando aqui.